EVENTO
19/09/2012 | 15h37
Assunto:

Projeto Soja Brasil abre o plantio da safra de soja 2012/2013 em Sorriso (MT)

Evento inédito, que acontece na segunda, dia 24, reunirá autoridades, empresários e agricultores na cidade considerada a capital nacional do agronegócio

Atualizada em 07/10/2012 às 13h26
  • Enviar
Tadeu Vilani
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Abertura do plantio nacional da safra de soja 2012/2013 acontece na segunda, dia 24, em Sorriso

O Projeto Soja Brasil abre oficialmente, na segunda, dia 24, o plantio do grão na safra 2012/2013 na Fazenda Agroverde, em Sorriso, Mato Grosso. O lançamento nacional contará com a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. O Canal Rural transmite a solenidade, ao vivo, a partir das 14h30min (horário de Brasília).

A solenidade deve reunir autoridades políticas, empresários e produtores rurais do Estado que libera a produção nacional de soja. Sorriso, cidade considerada a capital do agronegócio no país, tem 75 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,5 bilhões. A produção de soja na cidade chega a 2 milhões de toneladas por safra, com 690 mil hectares plantados. Os produtores locais também investem em outras culturas, como milho, feijão, arroz e algodão. A criação de animais se destaca, com a produção de bovinos, suínos e aves. O cenário tem favorecido a instalação de frigoríficos na cidade, em franca expansão.

Segundo a representante da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces), Neiva Dalla Valle, os organizadores pretendem tornar o evento uma atração nacional para marcar o início do plantio de soja.
 
– Temos instaladas em Sorriso multinacionais e empresas regionais importantes. Nosso muncípio é o que, individualmente, mais produz grãos no Brasil, 3% da produção nacional. Nossa ideia é fazer deste evento uma atração nacional, para marcar anualmente o início do plantio deste grão tão importante para nossa economia – explica Neiva Dalla Valle, representante da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, a Aces.

No lançamento do plantio, o Projeto Soja Brasil se une a instituições e entidades regionais como a prefeitura de Sorriso, o Sindicato Rural e a Associação Comercial e Empresarial do município,  além do governo estadual e Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), com coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O apoio regional é do Senar MS, Senar Goiás, Aprosoja MT e Sistema Famato. O patrocínio é de Basf, Mitsubishi Motors e Monsanto.

A abertura integra a série de eventos que percorrem as principais zonas de produção no Brasil e que já passou também pelos Estados Unidos.

>> Veja mais notícias no site do Projeto Soja Brasil

  • Enviar
Canal Rural

© 2011-2014 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados