TECNOLOGIA
18/12/2013 | 14h59

Soja BRS359 antecipa plantio e garante mais tempo para cultivo do milho safrinha

Cultivar transgênico desenvolvido pela Embrapa Soja também registra alta produtividade e resistência a doenças

  • Enviar
Sxc/Divulgação
Foto: Sxc/Divulgação
Variedade permite que produtor inicie plantio a partir do final de setembro

A equipe do Soja Brasil descobriu mais uma novidade. Ao visitar a Embrapa Soja de Londrina, no Paraná, o repórter João Henrique Bosco conheceu uma cultivar de soja mais precoce, que promete maior produtividade da oleaginosa e tempo suficiente para o plantio da safrinha de milho.

O analista de produtos e mercado Rogério de Sá Borges explica que a BRS359RR é um material transgênico resistente ao glifosato e muito precoce, com grupo de maturidade 6.0. Ou seja, permite o plantio antecipado da soja:

– Nós temos uma lavoura aqui plantada no dia 1º de outubro. Então a nossa recomendação é que se possa plantar esse material a partir do final de setembro, início de outubro.

De acordo com o pesquisador, o uso de sementes de ciclo precoce permite uma boa antecipação da colheita, e dá tempo aos produtores interessados em plantar o milho safrinha.

– Ela é indicada para a Macrorregião 2, que no caso do Paraná compreende o norte, a região oeste e noroeste. Também é indicada para a região do Paranapanema, em São Paulo, e para as regiões sul e centro-sul de Mato Grosso do Sul – afirma.

Sá Borges explica ainda que a BRS359 registra alta produtividade, com grãos pesando entre 17 e 18 gramas a cada cem sementes.

– É um material com um pacote sanitário também muito bom. Um material que tem resistência às principais doenças, principalmente as doenças que começaram a causar problema mais recentemente, como podridão radicular de fitóftora – ressalta.

A cultivar é também resistente a nematoide de galha, meloidogyne incógnita e rotilencus, garante Borges, além de ter tolerância a acamamento, podendo ser cultivada em regiões de altitude um pouco mais elevada.

Rogério de Sá Borges conta que a soja BRS359 está em lançamento, e no começo da próxima safra já estará disponível para comercialização:

– O produtor que puder visitar algum Dia de Campo, algum lugar onde este material esteja exposto, já sabe que na próxima safra vai ter essa semente disponível para poder comprar da sua cooperativa.

CANAL RURAL

  • Enviar
Canal Rural

© 2011-2014 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados